segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Chimarrão X Colesterol

Gramado – Um novo estudo aponta que a bebida típica dos gaúchos tem mais motivos para ser apreciada além de manter as tradições. Sorvido com frequência, o chimarrão reduz os níveis do colesterol ruim (LDL), segundo pesquisa do programa de pós-graduação do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

A primeira fase da pesquisa do Projeto Chimarrão, realizada com 210 pessoas, indica que a bebida é mais eficaz na redução do colesterol do que o chá verde. O estudo constatou que as 72 pessoas que tomaram um litro de mate diariamente por oito semanas tiveram o colesterol LDL reduzido em média 4,2%, enquanto que quem bebeu chá verde ou chá de maçã não apresentou redução no índice. Quem consumiu chimarrão também perdeu, em média, meio quilo no período pesquisado.

Esses resultados serão apresentados hoje no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs), que segue até amanhã em Gramado, pela nutricionista Bruna Pontin, mestranda do programa de pós-graduação em Ciência da Saúde: Cardiologia. A pesquisa é parte de um estudo maior sobre o chimarrão, que envolve outros três nutricionistas e uma cardiologista.

– O resultado não quer dizer que quem tem colesterol alto pode se tratar com o chimarrão. É apenas uma possibilidade de opção terapêutica adicional, segura, barata e de fácil aceitação – ressalva a pesquisadora.

Segundo a cardiologista Vera Portal, professora do programa de pós-graduação, a pesquisa revela que, com a redução do colesterol, também se reduzem os riscos de doenças cardiovasculares. Mas ela pondera que o chimarrão não deve ser visto como um remédio.

– Uma pessoa que toma chimarrão por hábito pode estar incrementando um valor a mais de redução de risco de doenças, assim como faz quando tem uma alimentação adequada – esclarece.

Conforme a médica, a redução média de colesterol com exercícios e alimentação adequada é de 9%, índice que pode chegar a 30% com medicação.

Para o cardiologista fundador do Instituto do Coração da Serra Gaúcha, Ricardo Almeida, a pesquisa enfatiza o poder dos antioxidantes presentes no chimarrão, mas apresenta uma baixa amostragem:

– O número de pessoas avaliadas ainda é pequeno para se ter um embasamento mais sério, e os níveis de redução são baixos, iguais ou superáveis com exercícios físicos e alimentação adequada, mas sabe-se que o chimarrão tem substâncias com efeito brando sobre o colesterol.

Fonte: pioneiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário