Boa tarde
Hoje vou diferenciar os três tipos de tosse.
Tosse produtiva - é a tosse com secreção (mais conhecida como catarro), a secreção por ser espessa vai se acumulando ao longo do sistema respiratório, dificultando a sua eliminação, por isso devemos usar um xarope expectorante, ele vai fluidificar a secreção (deixar menos espessa ou mais fina) facilitando a sua eliminação, este xarope age indiretamente na tosse, ele age na secreção e não no centro da tosse. Exemplo de xarope: ambroxol.
Tosse seca - é a tosse em que não se observa secreção, é uma mecanismo de defesa do organismo que consiste na eliminação de algum agente que não seja o catarro, por exemplo, poeira, fumaça, etc. Alguns medicamentos como o captopril e o enalapril podem induzir este tipo de tosse. Neste caso usamos xarope antitussígeno, ele vai agir diretamente no centro da tosse no cérebro. Exemplo de xarope: Clobutinol.
Tosse alérgica - semelhante a tosse seca, porém acontece em episódios isolados, mais comum ao acordar. Neste caso podemos usar um antialérgico por via oral. Exemplo de antialérgico: loratadina.
Dicas do farmacêutico
Não use xaropes para tosse seca em tose com expectoração, é muito importante eliminar essa secreção, pois ela pode ser meio de cultura para bactérias.
No caso de tosse com expectoração ingira bastante água, ajuda a fluidificar o muco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário