quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Amoxicilina a solução de todos os nossos problemas

Bom dia

Ontem me deparei com a incrível popularidade da amoxicilina, esta molécula que é a solução de todos (quase todos) os nossos problemas: dor de dente, dor de garganta, dor de bexiga, dor de ..., dor de..., etc, se duvidar, dentro da caixa de amoxicilina comprada vem o cartão premiado da Mega-sena (e não é aquele que não foi validado em Novo Hamburgo).
Pois bem, uma moça entra na farmácia e me pede um medicamento para dor de cabeça, eu pergunto se ela está sentindo mais alguma coisa e ela me responde que está com dor de cabeça, dor na garganta e coriza, eu falei pra ela que os sintomas são de um resfriado (ontem fez uma variação de uns 10º C na temperatura), pergunto se ela não quer um medicamento para combater os sintomas do resfriado, ela responde que sim, então pego uma caixa de Stilgrip (Hertz) 12cp; R$ 7,86 e mostro para ela, digo para ela tomar uma cápsula de 6 em 6 horas até ela se sentir melhor, ela me pegunta o preço e eu respondo R$ 7,86, ela pergunta você não tem amoxicilina, eu respondo tenho e ela pergunta quanto custa, respondo caixa com 21cp. R$ 8,70, então ela responde que vai levar a amoxicilina porque custa R$ 8,70 e vem bem mais cápsulas, eu explico que no caso dela não irá adiantar, pois a amoxicilina é para combacter infecção, e ela me responde que ela está com infecção, eu insisto, digo que a amoxicilina tem uma série de efeitos colaterais, e ela me responde que ela tinha 2 cápsulas em casa, isso mesmo 2 cápsulas e que ela tomou as duas cápsulas (de ve ter tomado dia sim dia não para economizar) e que foi uma maravilha, então o companheiro da moça entra na história e manda ela comprar os dois medicamentos de uma vez (o Stilgrip e a amoxicilina).
Mais uma vez o cliente por falta de instrução, conhecimento e confiança, gastou o dobro por não ter escutado o farmacêutico. A Farmácia Dona Alba agradece.

Dicas do farmacêutico

Sempre que o farmacêutico lhe der uma orientação, escute-o com atenção, questione suas dúvidas, com certeza ele sabe mais do que você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário